tratamento dependência química 29

· 4 min read
tratamento dependência química 29

Brasil O Tratamento Da Dependência Química E O Ordenamento Jurídico Brasileiro O Tratamento Da Dependência Química E O Ordenamento Jurídico Brasileiro
No entanto, o indivíduo ainda não se mobiliza para interromper o uso das substâncias. Essa decisão deve ser tomada, preferencialmente, pelo próprio dependente químico, ou então indicada por um conjunto  de especialistas. A internação é feita em hospitais e clínicas especializadas, onde todos os pacientes recebem o suporte necessário para se reabilitarem. Porém, o que muitas pessoas não sabem é sobre a existência de soluções terapêuticas para o abuso das drogas. O tratamento para os dependentes deve ser personalizado, levando em consideração a individualidade e a necessidade de cada paciente. Pelo contrário, a negação da doença, medo do estigma social negativo e a falta de apoio de amigos e familiares são grandes entraves na busca do paciente pela reabilitação.


tratamento dependência química



telefone de clínica de recuperação
A depender do organismo de cada pessoa e também da substância utilizada, é possível perceber os sintomas que surgem com o cessar do uso, que vão desde ansiedade, depressão, nervosismo e fadiga até náuseas e vômitos, sudorese, dores no corpo, alucinações e convulsões. Outro ponto de destaque é que transtornos mentais podem ser identificados ao longo do processo. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) identificou que cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com algum tipo de transtorno por conta do uso de drogas, sendo a depressão o mais comum. Uma característica importante desta fase é o apoio de pessoas queridas para que o paciente tenha forças para finalizar o tratamento.

tratamento dependência química


Assim, percebe-se um contraste entre as duas instituições, uma vez que o hospital psiquiátrico fornece um tratamento com base no modelo biomédico de saúde, priorizando o âmbito biológico do indivíduo. Por outro lado, as fazendas de recuperação apresentam uma concepção mais holística, numa perspectiva de contemplar o ser humano em sua totalidade. A partir dos resultados do presente estudo, pode-se inferir que esta forma mais humanizada de conceber o tratamento da dependência química favorece um nível mais elevado de motivação para a mudança. Para a maioria dos entrevistados do presente estudo, o abandono da droga aconteceu no momento da internação para o tratamento, mas alguns consideram que largar o vício é algo que procurarão fazer após o término do tratamento.
Dessa forma, procurou-se exemplificar a temática em questão com falas dos participantes (identificados como E 1 M, como abreviação de "Entrevistado 1, sexo masculino", por exemplo). A seguir, são descritas e discutidas as categorias e subcategorias encontradas (Tabela 2). Em seguida, relatam-se os resultados decorrentes das categorias e subcategorias encontradas, ilustradas com citações literais dos entrevistados.
Percebe-se que a família é muito importante no tratamento e que esta pode ser fundamental para a recuperação dos drogaditos, uma vez que esses buscam também, através do tratamento e da recuperação, um bom relacionamento familiar e um bom convívio social. Porém, como foi visto anteriormente, para que haja uma boa reabilitação desse indivíduo na sociedade é fundamental que  o mesmo tenha uma rede de apoio capaz de ajudá-lo a passar por essas modificações em sua vida. Ela é considerada a etapa mais crítica e importante, já que o paciente necessita de assistência médica por tempo determinado (geralmente por 24 horas), para a eliminação das drogas do seu organismo.

tratamento dependência química


A definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o que é a dependência química é bastante precisa para entender o quadro. Tomar a decisão de recorrer a esse suporte pode ser difícil, mas o tratamento de dependência química deve ser visto como uma oportunidade de resgate. Nesta fase, é fundamental que uma relação de confiança e empatia seja estabelecida entre todos os envolvidos no tratamento, desde médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos e assistente social. O acompanhamento psicológico durante todo o tratamento para dependente químico é primordial para alcançar resultados mais satisfatórios. Por ser um processo desgastante tanto físico quanto psicologicamente, a determinação e o apoio social são fundamentais para que a pessoa tenha forças para finalizar o tratamento. Ela é caracterizada pelo consumo compulsivo e abusivo de substâncias químicas, como álcool e cocaína, que trazem consequências em todas as esferas da vida.
Esse processo também influencia a estabilidade emocional do dependente químico, já que a recuperação só é eficaz quando novas posturas e comportamentos saudáveis são estabelecidos. O velho ditado de que “mente vazia é oficina do diabo” faz sentido quando tratamos de pessoas com dependências químicas. A falta de ocupações para a mente amplia o desejo por consumir álcool e drogas, e o paciente se vê em risco de cometer recaídas, estragando todo o progresso conquistado com os tratamentos. A dependência química provoca transtornos na rotina do paciente, já que ele passa a dedicar cada vez mais tempo na tarefa de obter a substância, consumi-la e se recuperar de seus efeitos, com prejuízo para o trabalho e o convívio com amigos e familiares. Alguém que apresenta sintomas da